O Grooveshark é uma dessas novas propostas, um dos seletos (e bons) serviços de streaming que ainda disponibiliza música de forma gratuita e com qualidade chegou a 1 milhão de usuários e vem crescendo cada vez mais no mercado, mesmo depois de ter gravadoras como a EMI, Capital e Virgin entrando com ações reclamando direitos autorais. Por isso, conversei com Ben, criador da plataforma e ele falou um pouco sobre o que pensa sobre pirataria e essa nova forma de distribuir música.
PERFIL
Nome: Ben Westermann-Clark
Idade: 24
Música é...a razão pela qual estou aqui.
Sonho: Lembrar dos meus sonhos.
Liberdade é: escravidão.
Último show que você viu: Há uma semana, quando Travis Whitton que trabalha aqui com a gente tocou com a sua banda Towers of Hanoi. (e sim, eles estão no Grooveshark!).
O melhor da sua lista: All Smiles.
O pior de sua lista: Shakira - Hips Don't Lie é definitivamente um "guilty pleasure".
Última música que baixou "No Certain Night or Morning" do Home Video.
Quantas pessoas atualmente trabalham com você? 30
Idade: 24
Música é...a razão pela qual estou aqui.
Sonho: Lembrar dos meus sonhos.
Liberdade é: escravidão.
Último show que você viu: Há uma semana, quando Travis Whitton que trabalha aqui com a gente tocou com a sua banda Towers of Hanoi. (e sim, eles estão no Grooveshark!).
O melhor da sua lista: All Smiles.
O pior de sua lista: Shakira - Hips Don't Lie é definitivamente um "guilty pleasure".
Última música que baixou "No Certain Night or Morning" do Home Video.
Quantas pessoas atualmente trabalham com você? 30
Ele começou mais como um objetivo do que como um produto, queríamos fazer algo para ajudar artistas, músicos, rótulos, selos e gestores, e todos eles têm uma maneira de conseguir o que funciona fora da indústria convencional. Desde que o Napster nasceu, a pirataria tem crescido muito - e um monte de coisas que a indústria tentam fazer para combatê-la ainda não conseguiu impedir isso. Nós sentimos que a melhor maneira de competir está em um produto supostamente pirata, mas que atenda as necessidades do público com um streaming completo e mais fácil de usar do que o download ilegal.
Já que a plataforma é free, como você ganha grana com isso?
Os lucros do Grooveshark vêm de lugares diferentes. Como qualquer bom arranque da web, temos alguns grandes investidores que nos ajudaram a chegar a este ponto, investindo não só capital, mas os recursos pessoais e orientação para fazer a empresa crescer. Agora, uma boa parcela de nossa receita vem de anúncios no site. E se os usuários do Grooveshark querem se livrar dos anúncios, bem como desfrutar de algumas funcionalidades extra exclusivas oferecemos uma assinatura VIP. Temos também uma ferramenta para que artistas se promovam e descubram potenciais novos fãs fora de seu país usando o Grooveshark. Além de outros dados e análises sobre como a música está repercutindo, as bandas podem conhecer potenciais ouvintes na Grooveshark Radio.
Você se considera um capitão de um navio pirata?
Eu me acho mais um cozinheiro em um navio de guerra da marinha que quando as coisas ficam quentes sai da cozinha para dar um chute na bunda do Tommy Lee Jones.
O que você mudaria na indústria da música?
Acho que a coisa legal é que a indústria da música está mudando sozinha. As pequenas e grandes gravadoras estão abraçando o poder de distribuição que a internet oferece, em vez de ter medo da mudança. Blogs divulgam a sua música de graça, as mídias sociais de música - tanto legais como ilegais - vão distribuir a sua música para os fãs, e obter conteúdo lá fora.
Você acha que as gravadoras vão ganhar essa corrida, ou a cultura do "free" pode ser implementada?
Ouvir música na internet nunca vai deixar de ser gratuito, existem muitas maneiras de comprar CD´s para ouvir música online e elas nunca vão parar. Ao mesmo tempo, as gravadoras nunca vão deixar de existir. Pirataria por pirataria não é bom, e não é justo com o pessoal que está tentando ganhar a vida com sua música. Mas, como qualquer indústria, aquelas pessoas que são realmente capazes de viver de música serão aquelas que se adaptarem, acompanharem as tendências e investirem em novos modelos para tempos mais modernos.
Em que modelo você aposta para o futuro?
Estudos após estudos mostram que os consumidores de hoje são mais dispostos a gastar dinheiro com música, ele só tem que ver um real valor no produto. Se você quer apenas ouvir uma canção, que custa uma grana só por vir em um formato específico é ineficaz. As pessoas vão comprar ingressos para shows. As pessoas vão comprar t-shirts de bandas que gostam. As pessoas vão gastar dinheiro com a música em si, se é em um formato que é conveniente e razoável. Enquanto a indústria não virar as costas para tentar novos fluxos de receita e trabalhar maneiras muito criativas de aproveitar essa nova paisagem digital, ainda teremos pobres artistas esfomeados por aí.
Agora que chegaram a 1 milhão de usuários, o que você acha que ainda precisa ser feito?
Há sempre mais a ser feito! Agora nós estamos trabalhando em obter aplicações para mobile, adicionar funcionalidades a página principal, e ampliar os esforços para ajudar os artistas a navegar no mar que é encontrar fans online. A web nunca dorme, e os consumidores em toda a indústria sempre migram para sites e serviços que fornecem realmente o que elas procuram, quando e onde elas querem - por isso estamos constantemente a aprender e a adaptar para permanecer à frente da curva.
O que você acha das leis que censuram o conteúdo em algumas áreas da internet?
É complicado e depende totalmente da situação. Situações como a polícia chinesa impedindo que a informação se propague, ou leis que pressionam aceleração de banda larga (como aqui nos Estados Unidos) são horríveis. Há situações, porém, quando eu sinto que é mais uma área cinzenta - como quando se trata de artistas querendo apenas limitar o seu catálogo de uma certa maneira.
Você considera a distribuição gratuita de música um tipo de militância digital, como uma tentativa de substituir um antigo modelo?
Eu não acredito que ele é exclusivamente relacionado a liberdade de consumo, mas há uma revolução cultural em curso, a televisão já tinha mudado isso e agora a internet também está mudando. Com mais gente usufruindo de alta velocidade isso torna-se cada vez mais comum, a nossa forma de consumir mídia está mudando. Eu não vejo isso como uma revolução bolchevique, derrubando antigas potências e autocracia, é mais semelhante a um movimento de direitos civis, um movimento anti-guerra, um grupo grande de pessoas pedindo para serem ouvidas e terem seus interesses respeitados por grandes jogadores, ao invés de substituí-los.
4 comentários:
Legal! Como você conseguiu entrevistar o cara? Sempre é bom saber o que se passa na cabeça das produtoras e das pessoas que desenvolvem sistemas inovadores e de sucesso.
Sei do Grooveshark faz pouco tempo. Quase não há publicidade no site, é estranho pensar que isso faz o lucro deles, 30 funcionários, que seja...
Interessante também ver que ele, como outros, pensa que as gravadoras devem se adaptar, mas não vai esperar isso acontecer pra pôr em prática o site com as músicas gratuitas, né.
Mas me explica por que é tão difícil achar Beatles no Grooveshark?
Oi Rodrigo! Esses caras são bem acessíveis, basta alguém ter a curiosidade de ir atrás mesmo. =)
Eu tbm achei mto estranho ele dizer que já vive disso oferecendo um serviço que mesmo no modo pago é mto barato. Mas ver que tem gente tão jovem inovando sem depender de gravadoras é realmente inspirador.
E os direitos autorais dos Beatles são um mistério, haha. É um dos poucos defeitos do site e uma boa pergunta para uma próxima entrevista.
Mas procurando por Beatles lá, encontrei uma pérola, uma Orquestra Brasileira que toca versões instrumentais dos Beatles. Fantástica.
E parabéns pela entrevista ;)
Muito legal.
O site é ótimo.
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