Aproveitando a pegada do show de hoje, o Carlos Merigo do Brainstorm #9 fez um post muito legal falando sobre como "Fake Plastic Trees" do Radiohead, acabou se tornando o "cartão de visita" dos caras no Brasil. Não é o caso de questionar se eles seriam mais ou menos famosos se não tivesse rolado a propaganda, já que além da banda não estar entre as dez mais populares, não levaria 30 mil pessoas pra um show por causa de um comercial que também já é meio antigo para o público imediatista de hoje. Só o fato dele ter repercutido bem é super considerável.
O engraçado é que esse tipo de ação cresceu horrores dessa época para cá. E o que antes era uma doação filantrópica, virou sustento de muita gente por aí. Acho que a comercialização da música nunca esteve em um pico tão alto e quanto mais meios, mais gente explorando isso de todas as formas. Empresas como a Motorola, Nokia e Sony Ericsson patrocinam clipes e ringtones de artistas e existem casos como o da Mallu Magalhães que teve boa parte do CD paga com a campanha feita para a Vivo. Tem também a Converse All Star que fez um vídeo lançado recentemente (esse aqui embaixo) com o Julio Casablancas do Strokes, Santogold e N.E.R.D.
O foda desses clipes é que você não distingue mais se é propaganda ou se é real mesmo. Só sei que fico realmente incomodada, mesmo sabendo que na atual seca da indústria fonográfica isso se torne compreensível e que o povo tem o leitinho das crianças para levar pra casa. Pô, mas fora isso, ver o carinha lá atender o celular 15 vezes em um clipe de dois minutos é mais que subestimar a inteligência do espectador.
Aí continuo cá com meus botões: até que ponto chegará essa prostituição do meio musical? Ainda tem banda, como o Radiohead mesmo, que prefere outros meios e faz uso do bom senso. Mas, tem gente que topa tudo pela grana e aí mais uma vez tenho que ser bombardeada pelo mesmo tipo de abordagem? Isso ainda é meio confuso para mim, mas prefiro continuar a acreditar na arte pela arte...
Miguel – “Always Time”
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Miguel has always laced a bit of classic rock ‘n’ roll into his
art-dealer-chic R&B, and that apparently even extends to his minimalist
ballads. “Always ...
Há 9 horas
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