sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Como nossos pais...

Parece que foi ontem. Meus pais jovens, as brigas e o radinho da minha mãe. Eu era muito pequena, mas lembro que depois das discussões mais fortes, quando ele ia embora de casa, minha mãe ligava o radinho antigo, de pilha, para que eu e meu irmão não ouvíssimos ela chorando antes de dormir...E desse radinho surgiu meu primeiro contato com o rock nacional: Legião Urbana, Capital Inicial, Kid Abelha, Barão Vermelho e Titãs.

Na quarta-feira, fui com dois amigos assistir ao documentário "A vida até parece uma festa" digirido por Branco Mello e Oscar Rodrigues, no HSBC Belas Artes. O filme é uma seleção de fatos, fotos e trechos de filmes caseiros e programas de auditório feitos pela banda no decorrer dos 26 anos de carreira.

Os diretores cuidaram para que todos os vídeos tivessem uma sequência, não cronológica, mas lógica. Colocaram pedacinhos dos maiores sucessos tocados em momentos importantes para a banda, o que cria um contraste audio-visual muito interessante.

Mas, o mais legal é que a cada troca de cena dos caras fazendo brincadeiras, você se sente mais próximo da história. Parece que vivemos os momentos nas dunas, na cachoeira, nos shows. Assisti com um sorriso nostálgico do começo ao fim e olha que presenciei só 14 anos da carreira deles. Quero dizer, desde o primeiro contato com o radinho.

Depois da sessão, rolou um debate com os diretores. E todo mundo comentou a mesma sensação que tive e também de como o documentário é um reflexo delicioso disso. A platéia era um espelho das gerações que a banda conquistou, tanto que assisti com duas senhoras divertidíssimas do meu lado.

Fiz duas perguntas para o Branco =) Se a banda assistiu ao filme junta e se tinha rolado uns revivals, saudade e tudo mais. E a segunda foi se depois de 26 anos de carreira a vida ainda parecia uma festa para eles. Gravei um vídeozinho super legal das respostas e assim que conseguir tirar da máquina posto aqui ;)

Se tiverem a chance de assistir, não vão se arrepender.

Como eu cresci e não vivi a época do Titãs e o Malaguetas é um blog democrático, vai uma boa dica do leitor Marcelo. Teria Silvio Santos domesticado os bichos escrotos?

http://congressoemfoco.ig.com.br/DetArticulistas.aspx?articulista=561&colunista=22


A VIDA ATÉ PARECE UMA FESTA

Direção, roteiro e montagem:
Branco Mello, Oscar Rodrigues Alves

Música:
Titãs

Produtores:
Angela Figueiredo e Paulo Roberto Schmidt

Produtora
Academia de Filmes

100 minutos
color, P&B, digital

Post ao som de:
Trilha sonora do radinho de mamis

2 comentários:

Marcelo Fabri disse...

Oi...
Ainda não fui ver o filme, mas recomendo um texto que fala sobre. É uma visão dos 80´s relacionado com o filme. Meio longo, mas vale. Como você é jovem e não viveu os oitenta, talvez seja legal ver a opinião de um revoltado...rsrsrsr...eu me identifico com ele mesmo sabendo que o filme é legal.

http://congressoemfoco.ig.com.br/DetArticulistas.aspx?articulista=561&colunista=22

Marcelo

Estefani Medeiros disse...

Muito bom o texto, Marcelo. Concordo em vários pontos, mas ainda acho que em vista do que temos hoje em dia, mesmo com todos os defeitos juvenis os "franguinhos de granja eletrônica" tinham muito mais a dizer do que essa garotada domesticada só pela MTV, né?

Obrigada!

Ps.: Coloquei o link no post tbm ;)